“Buscamos difundir no Brasil um ensino de referência internacional, atuando em áreas pouco exploradas e de grande relevância”
Leonardo Nemer Caldeira Brant
Fundador
História do Centro
O Centro de Direito Internacional foi fundado em 2002 pelo Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, após a conclusão do seu Doutorado na Université Paris X-Nanterre (França), em virtude do seu sonho de desenvolver o Direito Internacional no Brasil.
A iniciativa pioneira teve como alicerce o diálogo entre o meio acadêmico e a sociedade civil e, em uma perspectiva mais ampla, a promoção da ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos e os valores universais consagrados pelo Direito Internacional.
Com a fundação do Centro, nasceram as suas principais atividades: o Curso de Inverno de Direito Internacional e o Anuário Brasileiro de Direito Internacional.
O Curso de Inverno de Direito Internacional ocorre todos os anos desde 2005 e reúne os mais renomados professores das áreas de Direito Internacional, Relações Internacionais, Política Internacional do Brasil e do mundo. Inspirado no modelo europeu de cursos de verão e inverno, o Curso acontece na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil, e desde 2020 de forma híbrida. Entre as atividades do Programa estão: conferências, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Primeira edição do Curso de Inverno de Direito Internacional do CEDIN,
em 2005, no anfiteatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Em 2006, foi publicada a primeira edição do Anuário Brasileiro de Direito Internacional, no cenário de importância do desenvolvimento e pesquisa do Direito Internacional.
O Anuário consagrou a visão empreendedora do Centro de Direito Internacional de potencializar, não somente no Brasil, mas eventualmente em toda a América Latina, o estudo amplo e aprofundado dos diferentes campos do Direito Internacional.
Desde a primeira edição, o Anuário é lançado em diferentes línguas estrangeiras e distribuído para as maiores e mais relevantes Universidades e núcleos acadêmicos internacionais. O periódico destaca-se pela qualidade dos autores e dos artigos nele contidos, como também pelo seu mais alto nível técnico e rigor científico, em uma obra de nível internacional.
Capa do Anuário de 2020, Vol. 1, n. 25
Desde a sua criação, o Centro de Direito Internacional vem desempenhando papel fundamental para o estudo e pesquisa no Direito Internacional, com a publicação de inúmeros livros, periódicos e manuais, e promoção de eventos e cursos.
É nesse contexto de progresso que a sigla CEDIN é ressignificada para o Centro de Estudos em Direito e Negócios, com a oferta de cursos de Pós-Graduação e ensino jurídico de excelência focado na prática profissional.
O Centro de Direito Internacional torna-se então um braço da Faculdade CEDIN, para continuar o desenvolvimento do Direito Internacional nos âmbitos local, nacional e internacional.
Fachada da Faculdade CEDIN - Centro de Estudos em Direito e Negócios, no bairro Savassi, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Foto oficial do Juiz Leonardo Nemer Caldeira BRANT na Corte Internacional de Justiça
No dia 4 de novembro de 2022, o fundador do Centro de Direito Internacional, Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, foi eleito Juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ) com 121 votos na Assembleia Geral e 13 votos no Conselho de Segurança, na cadeira representante da América Latina e Caribe.
Desde os anos 1990, Leonardo Brant estuda os efeitos de sentenças da Corte e, no início dos anos 2000, atuou como jurista na CIJ. Brant se juntou a outros juristas brasileiros que atuaram no tribunal: José Philadelpho de Barros e Azevedo (1946-1951), Levi Fernandes Carneiro (1951-1955), José Sette-Câmara (1979-1988), Francisco Rezek (1997-2006) e Antônio Augusto Cançado Trindade (2009-2022).
O Centro de Direito Internacional continua o legado do Professor Brant, dando seguimento e zelando pelos seus ideiais.