top of page

Censura à Gary Lineker e a excludente política migratória do Reino Unido

Gary Lineker, ex-jogador de futebol, retornará como comentarista no programa "Match of The Day" da "BBC Sport", após ter sido suspenso pela emissora devido à sua posição política contrária à política de imigração do governo britânico.


Entenda o caso: A crise começou depois de Lineker ter feito uma postagem no Twitter em que comparava a atual política de imigração do governo britânico com o Nazismo, causando desconforto na emissora. Após a repercussão negativa do caso, a BBC voltou atrás e decidiu que não iria suspender o apresentador.


O porquê da crítica: O Primeiro-Ministro Rishi Sunak apresentou ao Parlamento britânico uma proposta de elaboração de um novo plano de cinco pontos para combater a imigração.


A medida, voltada especificamente a membros da comunidade albanesa, estabelece determinados pontos, como (1) criação de um novo comando operacional unificado para policiar o Canal da Mancha, por onde chega a maioria dos imigrantes albaneses; (2) o cruzamento de dados entre órgãos do governo para que haja a identificação de trabalhadores considerados irregulares; (3) a instalação de refugiados em parques abandonados e em instalações militares excedentes; (4) a contratação de mais assistentes sociais para coordenar ações voltadas à comunidade albanesa; e (5) um novo acordo com autoridades albanesas para dificultar a saída de imigrantes albaneses do país.


O plano prevê que quem atravessar o Canal da Mancha em pequenos barcos será detido por 28 dias sem recurso judicial, antes de ser removido do país e que não haverá medidas de coação.


Organizações como a Human Rights Watch e a Anistia Internacional alegam que não há nada de justo na proposta e que ela deve ser condenada. Na prática, inclusive, esta proposta dá precedência ao “‘dever da remoção’ sobre o direito ao asilo”, algo que não encontra respaldo em nenhuma Convenção sobre Direitos Humanos e que desafia o compromisso já assumido pelo país ao se comprometer com a Convenção Europeia de Direitos Humanos e com a Convenção das Nações Unidas sobre Refugiados, apresentando nítidas violações de seus princípios.

0 comentário

Comments


bottom of page