“We seek to spread an education of international reference in Brazil, working in areas that are little explored and of great relevance”
Leonardo Nemer Caldeira Brant
Founder
History of the Center
The International Law Center was founded in 2002 by Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, after completing his Doctorate at the Université Paris X-Nanterre (France), due to his dream of developing International Law in Brazil.
The pioneering initiative was based on the dialogue between academia and civil society and, in a broader perspective, the promotion of ethics, peace, citizenship, human rights and the universal values enshrined in International Law.
Com a fundação do Centro, nasceram as suas principais atividades: o Curso de Inverno de Direito Internacional e o Anuário Brasileiro de Direito Internacional.
O Curso de Inverno de Direito Internacional ocorre todos os anos desde 2005 e reúne os mais renomados professores das áreas de Direito Internacional, Relações Internacionais, Política Internacional do Brasil e do mundo. Inspirado no modelo europeu de cursos de verão e inverno, o Curso acontece na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil, e desde 2020 de forma híbrida. Entre as atividades do Programa estão: conferências, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Primeira edição do Curso de Inverno de Direito Internacional do CEDIN,
em 2005, no anfiteatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Em 2006, foi publicada a primeira edição do Anuário Brasileiro de Direito Internacional, no cenário de importância do desenvolvimento e pesquisa do Direito Internacional.
O Anuário consagrou a visão empreendedora do Centro de Direito Internacional de potencializar, não somente no Brasil, mas eventualmente em toda a América Latina, o estudo amplo e aprofundado dos diferentes campos do Direito Internacional.
Desde a primeira edição, o Anuário é lançado em diferentes línguas estrangeiras e distribuído para as maiores e mais relevantes Universidades e núcleos acadêmicos internacionais. O periódico destaca-se pela qualidade dos autores e dos artigos nele contidos, como também pelo seu mais alto nível técnico e rigor científico, em uma obra de nível internacional.
Capa do Anuário de 2020, Vol. 1, n. 25
Desde a sua criação, o Centro de Direito Internacional vem desempenhando papel fundamental para o estudo e pesquisa no Direito Internacional, com a publicação de inúmeros livros, periódicos e manuais, e promoção de eventos e cursos.
É nesse contexto de progresso que a sigla CEDIN é ressignificada para o Centro de Estudos em Direito e Negócios, com a oferta de cursos de Pós-Graduação e ensino jurídico de excelência focado na prática profissional.
O Centro de Direito Internacional torna-se então um braço da Faculdade CEDIN, para continuar o desenvolvimento do Direito Internacional nos âmbitos local, nacional e internacional.
Fachada da Faculdade CEDIN - Centro de Estudos em Direito e Negócios, no bairro Savassi, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Foto oficial do Juiz Leonardo Nemer Caldeira BRANT na Corte Internacional de Justiça
No dia 4 de novembro de 2022, o fundador do Centro de Direito Internacional, Professor Leonardo Nemer Caldeira Brant, foi eleito Juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ) com 121 votos na Assembleia Geral e 13 votos no Conselho de Segurança, na cadeira representante da América Latina e Caribe.
Desde os anos 1990, Leonardo Brant estuda os efeitos de sentenças da Corte e, no início dos anos 2000, atuou como jurista na CIJ. Brant se juntou a outros juristas brasileiros que atuaram no tribunal: José Philadelpho de Barros e Azevedo (1946-1951), Levi Fernandes Carneiro (1951-1955), José Sette-Câmara (1979-1988), Francisco Rezek (1997-2006) e Antônio Augusto Cançado Trindade (2009-2022).
O Centro de Direito Internacional continua o legado do Professor Brant, dando seguimento e zelando pelos seus ideiais.